quinta-feira, 1 de março de 2012

O MEU ESTRESSE POLÍTICO...

O estado da Paraíba parece atrasado psicologicamente. Vemos um sistema político que continua sendo avaliado a partir do "clientelismo" e dos privilégios a determinadas classes.

O atual governo (e espero que continue sendo atual por muitos anos) trouxe uma nova concepção ideológica de fazer política. Não uma ideologia propriamente dita, mas sim uma forma de tratar o ser humano como alguém capaz de EVOLUIR. Sim, o Ricardo Coutinho não mostrou-se adepto do favorecimento (alguns estranhamente dizem que ele favorece as empresas de ônibus), mas sim do desenvolvimento. Trata-se de uma forma clara de enxergar os problemas do nosso estado. O atraso econômico, principalmente, deve-se em grande parte ao atraso educacional e profissional. Não temos mão-de-obra qualificada. Então o que o governo PARECE fazer? Investir em ensino técnico e profissionalizante.

Não adianta colocar milhões de pessoas na universidade para consumirem recursos em demasia e promoverem retornos escassos para a sociedade. É preciso QUALIFICAR. E qualificar de forma mais vantajosa, aproveitando os recursos e as possibilidades produtivas do estado (que também são escassas). Daí vem um segundo ponto.

Como atrair investimentos? Como atrair capitais de regiões mais produtivas, como Sudeste e Sul? Quais recursos serão necessários para modernizarmos nossa infra-estrutura e segurança para o investimento?

Com o fim do clientelismo dos governos passados, dos favorecimentos políticos, é tempo de utilizar tais recursos, antes perdidos, para o desenvolvimento. Portanto, enquanto alguns reclamam de barriga cheia, o filho de dona Maria lá do brejo vibra de alegria ao saber dos novos empregos vindos de empresas a serem instaladas aqui no estado. E assim, seus irmãos vão poder colocar algo em suas barrigas secas.

Logo, em vez de reclamar porque o governo não aumenta demasiadamente os salários nem bonifica trabalhadores de forma desnecessária, deveríamos elogiar a atitude desse governador que busca equidade fiscal aliada ao aumento de empregos, principalmente dos cidadãos menos lembrados: os pobres.

Um comentário:

  1. incrível o teu ponto de vista em meio toda a realidade que acontece. confesso que sempre fui meio alienado em relação à política, mas teu texto, de tão bem escrito, me fez reconhecer algumas ideias guardadas sobre a política em si.

    abraço.

    ResponderExcluir