segunda-feira, 11 de abril de 2011

O GLOBALISMO SERIA UM NOVO SISTEMA ECONÔMICO?


Muitos economistas marxistas e afins consideram que o capitalismo evolui de forma intensa, aumentando as contradições do próprio sistema. Tais contradições levariam o sistema ao colapso, contribuindo para a transição a um novo modo de produção, o socialismo. Este seria, como o próprio nome diz, um sistema onde o respeito e a igualdade seriam as principais virtudes. Porém, antes do advento socialista, é importante tentar situar o atual sistema capitalista em uma etapa avançada, onde não mais o capital comercial, estatal, industrial ou financeiro ditam as regras, mas sim um capital globalizado, unificado, cujas características vão além das mudanças sociais e políticas.

O "Globalismo", como denomino, seria um sistema diferente do próprio Capitalismo, pois mesmo sendo impulsionado pelo lucro, as questões empresariais ligadas às externalidades e as relações contratuais seriam tratadas com devida importância. Desse modo, as questões ambientais e de melhoria do ambiente de trabalho e do relacionamento entre os  denominados "colaboradores" seria peça chave para a melhoria empresarial.

Não querendo esquecer a teoria, o Capitalismo tem como uma das características principais a busca pela lucro, logo, um Sistema Econômico onde o lucro continua a ser o motor de propulsão não seria diferente do Capitalismo. Talvez seria mais coerente, à princípio, considerar o Globalismo como uma etapa avançada do Capitalismo. Uma etapa cuja característica principal é tentar inutilmente vencer as próprias contradições do Capitalismo.

A globalização, terminologia adotada a alguns tempo, já no século XX, ironicamente, não englobaria todo o Globalismo. Os mercados atuais estão unidos de forma intensa, a exemplo das Bolsas de Valores, onde a internet e os programas desenvolvidos em várias partes do mundo tem papel importantíssimo nas tomadas de decisões especulativas. Ademais, aspectos de conscientização cultural, ambiental e humanista começam a dar os primeiros passos, embora o mundo continue a manter-se na fase do Capitalismo Financeiro, onde muitos detém capital em forma de ações, mas poucos gerenciam, onde muitos participação das grandes marcas, sem perceber a concentração cada vez maior destas nas mãos de poucos e claro, da produção internacionalizada, onde seu "quintal" não é mais limite para a sua empresa.

2 comentários:

  1. Globalismo vai ser adotado quando o planeta estiver já nas últimas...o capitalismo inevitavelmente vai ter que mover ações conjuntas para os recursos naturais deste planeta. Não vai ser como visto hj, em que, o sistema põe a culpa da poluição no consumidor e não no processo produtivo.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, apesar de que muita gente gostar de jogar um papelzinho pela janela do carro... rsrs. A coincientização só vêm com as consequências. Os capitalistas são cegados pelo lucro, conduzidos como cavalos puxando carroça (usando aquelas viseiras para não olharem para os lados), ao mesmo tempo em que a carroça está chegando no abismo. Logo, no capitalismo, é melhor remediar do que previnir, mesmo o custo sendo maior.

    ResponderExcluir