quarta-feira, 6 de abril de 2011

O QUE É INFLAÇÃO?


Bom, entender um fenômeno dito "monetário" por uns, dito "fiscal" por outros é bastante complicado, pois a causa dele é em si um mistério. O conceito mais amplamente aceito é que a inflação é um fenômeno cuja causa é puramente monetária, pois a moeda, como um recurso "escasso" em determinados momentos, ocasiona a elevação de seu preço. "Como assim, a moeda aumenta de preço? Mas eu nem pago por isso!" Alguns devem pensar que não pagam pelo aumento da inflação, mas no Brasil é assim: a sociedade em si, paga pelo processo inflacionário... Quer dizer, os mais pobres pagam.

Isto porque os detentores de maior nível de renda podem adiquirir papéis do governo que podem ser trocados por dinheiro em curto prazo (no dia seguinte) e que rendem juros (que eles chamam de overnight), ou seja, há uma "quase-moeda" que pode ser adiquirida por quem tem dinheiro, e não um pobre qualquer! Logo, enquanto alguns buscam refúgio nos títulos de curtíssimo prazo do governo, outros são corroídos pela infla(ma)ção.

Mas voltando ao que importa... O que causa a inflação? Como alguns professores dizem, é causada pelo aumento no preço da moeda... Como assim? Um exemplo. No início da década de 90 havia uma grande liquidez internacional, ou seja, muita moeda de outros países circulando, em especial, o nosso amado dólar americano. Essa moeda toda buscava lugares onde podesse especular, digo, investir. Uma boa opção era comprar títulos do governo brasileiro que oferecia atraentes taxas de juros. Isso causava pressão na moeda da época, causando valorização externa da moeda brasileira, ou seja, tinha muita gente querendo se livrar do excesso de moeda estrangeira, o que terminava desvalorizando o dólar.

Tal valorização do real foi fundamental para o início da ANCORAGEM CAMBIAL com uma valorização fortíssima do real ao longo da década de 90 (Porisso coloquei a foto de uma âncora) e consequentemente, para acabar com o processo inflacionário no Brasil.. ALELUIA! Depois de uma infinidade de planos, como  Bresser, Feijão com Arroz, Cruzado I e II, Cruzadinho, Collor, etc. o Brasil vai se livrando dessa maldita febre inflacionária... Como tem muito a falar, só vou dizer o final da história, se alguém tiver dúvida, pergunta aí, que se eu não souber responder, pergunto ao professor.. kkkkk..

Bom, com a valorização do real, as mercadorias importadas chegavam em grande quantidade, elevando a concorrência, reduzindo a ineficiência da indústria brasileira, reduzindo pobreza, elevando desemprego, elevando o déficit no balanço de pagamentos, reduzindo o PIB e, por fim, fazendo nossas empresas públicas reféns dos estrangeiros. Isso porque ninguém discutia melhoria da gestão pública, e partiam logo pra IGNORÂNCIA da continuidade da privatização com o FHC, mas isso é questão pra outros textos, até mais, espero críticas e debates!

Nenhum comentário:

Postar um comentário