quinta-feira, 30 de setembro de 2010

UM POUCO DO CAPITALISMO E DO SOCIALISMO...

É evidente que, apesar de todos os problemas que o capitalismo vem impondo, tais como desemprego, desigualdade de renda, aprodecimento cultural, o capitalismo é um sistema com suas grandes qualidades, tais como desenvolvimento tecnológico, melhoria nos indicadores econômicos... E não lembro mais. Bom, o que mais me chama a atenção é a forma como o socialismo vem sendo encarado por certas correntes. Uma coisa é ter uma base teórica marxista, ou outra influência filosófica forte de economia político, e outro e admitir que os partidos que vemos na tv expressam toda a essência do socialismo!
Muitos ainda pensam que, por exemplo, MST é invadir terras, destruir plantações, etc e tal, mas não é! Claro, que assim como os alucinados por Martin Lutero mataram um monte de padres, não podemos dizer que o Lutero assim o quis. Não apenas o MST, como outros movimentos, sindicais ou não, possuem bases teóricas fortes. O próprio Thomas Morus já descrevia com excelência a relação entre o imperialismo e as classes excluídas e miseráveis no seu livro A UTOPIA. É importante destacar que, embora a vagarosidade que o socialismo se desenvolve tecnologicamente, tal fato se deve em grande parte da relação com a maioria esmagadora de nações capitalistas. Porém, não sei ao certo de que lado vinham as barreiras as relações produtivas, mas se existem muitos países socialistas, o desenvolvimento seria muito forte. Claro que estou enfatizando a questão econômica, pois socialmente o bem-estar e o desenvolvimento humano é bem mais expressivo no socialismo.
Outro ponto que queria deixar exposto, até que mude novamente de idéia, é que, não existe essa idéia que as pessoas pensam diferente, os seres humanos não gostam da mesma coisa. Ora, todo mundo adoraria um ótimo prato de comida, um bom carro, um bom emprego, bons aparelhos eletrônicos... Porém muitos ainda insistem em dizer que o socialismo visa atender a apenas uma demanda...
A respeito do ponto anterior, e por último parágrafo, é importar notar que, apesar de alguns pontos de socialismo no mundo, as pessoas preferem ir para onde ganham mais, isso sim é da natureza humana, todos pensam igual! Mas por que? Creio que há um bom tempo atrás, o consumismo não invadia a casa das pessoas ditando detências para as pessoas. O fato do capitalismo buscar cada vez mais demanda é o impulsionador das necessidade superflúas que o ser humano adquire ao longo do tempo. Bom, vocês poderiam perguntar: Mas se até o homem da caverna buscava consumir coisas diferentes: fogo, pele, ferramentas, ele também não era consumista?... Mas creio que gerar produtos a partir de seu próprio esforço é algo que merece atenção, mas a partir de esforço alheio, aí não sei... Bom, o fato é que, se perguntarmos a alguém que mora numa fazenda legal, com uma família bacana, subsiste bem e não tem uma tv com propagandas... Pergunta se essa família vive bem.... Depois você me diz a resposta... Bom, na próxima vou comentar a respeito de uma outra indagação que o leitor deve estar se fazendo: Mas é óbvio que se eles não sabem que existe conforto, ou algo melhor, vão se contentar com o que tem... Veremos... Até mais!

Um comentário:

  1. O Capitalismo surgiu por causa da falta de mobilidade social da idade média:
    Antes, a burguesia, mesmo tendo mais dinheiro que muitos "nobres" ainda era tratada como "vassala", sem direito a expressão, representação junto ao Rei e a direitos básicos.
    Na mesma época, muitos "nobres", mesmo sem nenhum dinheiro, continuavam usufruindo de regalias simplesmente por terem nascido em família nobre.

    O Capitalismo nasceu para instituir a "meritocracia": agora, não somente os nobres possuiam "voz e vez" mas, sim, todas as pessoas.
    Assembléias parlativas e legislativas foram constituídas e muitos Reis foram degolados ou depostos.

    Assim, agora, todos podemos ter representação. Com uma idéia e esforço, qualquer um pode "subir de vida" e, na outra ponta, pessoas que não sabem lidar com seu dinheiro, podem "descer de vida".

    O Socialismo foi uma "solução" criada para que ninguém fosse prejudicado, tanto no modelo antigo, quanto no novo.
    O problema é que somos seres que exigimos justiça. Se você trabalha mais do que eu, vai querer mais regalias, mais recompensas.
    E como não somos formigas que trabalhamos inconscientemente pelo todo, sempre haverá o "deitado" que achará que "tanto faz trabalhar ou não, vou ganhar o mesmo que todos"...

    O Capitalismo pode ser selvagem e impoerfeito, mas é o melhor sistema que já conseguimos inventar.

    ResponderExcluir