quinta-feira, 11 de março de 2010

POR QUE SERÁ QUE O PESADELO DA INFLAÇÃO SUMIU?

Os preços deverão subir quando as pessoas têm mais renda. Isso é fato. Lula incentiva as pessoas com a bolsa escola, a bolsa família, o cartão cidadão, o bolsa-celular e daqui a pouco vem o bolsa internet, já tô vendo. Esses programas de redistribuição de renda são formidáveis quando se trata de buscar uma melhor qualidade de vida para os menos favorecidos, já que para quem recebe 6.000 reais por mês, 60 reais é mixaria, mas pra quem recebe 300 corresponde a um incremento de 20% na renda.
Algumas pessoas, principalmente no Nordeste brasileiro, usam isso para começar um pequeno negócio, de forma a ampliar a capacidade produtiva local. A jogada do presidente foi uma resposta a curva de Phillips. Ora, nessa curva, um aumento na inflação (o aumento dos preços) significa uma queda no desemprego. Lula preferiu deixar as pessoas desempregadas, mas recebendo um dinheiro, em vez de dar empregos demais e a inflação começar a subir que nem temperatura de vulcão. Ora, se você mantém a inflação baixa, o desemprego tende a se elevar, já que a inflação, de um modo grosseiro, significa que existe muito produto para pouca gente, assim as empresas cobram mais, deixando para poucos a chance de comprar. Do mesmo jeito, acontece o contrário. Quando a economia está a todo vapor e tem muita gente empregada (o desemprego baixo), a inflação tende a aumentar, já que há mais renda, ocasionando uma demanda maior que a oferta, por isso os preços sobem.
Uma jogada interessante essa de promover menos inflação e maior desemprego. Mas se o governo dá dinheiro pro povo, porque as pessoas mesmo tendo maior renda, não seriam propiciadoras da inflação? Deve ser porque esse aumento de renda não gera um aumento significativo da procura, que não possa ser acompanhado pelo aumento dos investimentos. Que por sua vez estão sendo ajudados pelo governo também, com isenção de impostos e certo protecionismo, apesar da “dominação” dos produtos chineses no mundo. O que sabemos é que uma hora o Brasil vai ter que cobrir esse déficit, só não sei se só com os impostos ele consegue cobrir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário