quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CARTÉIS: PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

O cartél é o "jogo sujo" estabelecido por um grupo de empresas na tentativa de manter um oligopólio em determinado setor, ou seja, promover barreiras que possam impedir a entrada de concorrentes. A prática do cártel pode acontecer não apenas por manipulação de preços, isso é coisa dos mais "bonzinhos". Podem acontecer ameaças de morte, de integridade física, material, moral, e seja lá o que for.

Como o cartél funciona? O grupo de empresas safadonas combinam de reduzir os preços sempre que uma nova concorrente "chega no pedaço". A redução nos preços pode chegar a impedir até o pagamento do que foi preciso adquirido para produzir, ou seja, impedir até cobrir os custos. Tal prática cara-de-pau pode fazer com que a empresa novata não possa baixar tanto o preço, e desista de permanecer no setor. Ao sair, a galera do mal eleva novamente os preços ao mesmo tempo, ou não, se quiser tentar enganar a sociedade. Logo, estarão com preços elevadíssimos, pois a oferta é só dessas empresas que fazem cartel. O consumidor então, não terá muita escolha.

A ameaça também é comum. As empresas que promovem o conluio, ou cartél, podem: contratar pistoleiros para promover assaltos constantes aos postos de gasolina, por exemplo; ameaçar a empresa novata de morte se ela quiser continuar no setor e fora do cartél, etc. Tal prática assemelha-se ao chamado bulling que acontece muito nas escolas brasileiras. Um aluno novato é ameaçado de diversas formas se não entregar respostas de trabalho, provas, etc.

A minha opinião sobre os cartéis? Quando se tem um capitalismo selvagem como nosso, principalmente em se tratando de vendas de carros, algo tem que ser feito para reduzir o transporte particular e reduzir o inferno no trânsito. Nesse sentido sou a favor dos cartéis... Por outro lado, o governo deveria criar tarifas extremas para tráfego de veículos pequenos (algo proporcional a renda e a riqueza), isso APÓS puxarem as orelhas das empresas de transporte público a respeito da concessão para que adquiram mais ônibus e vagões e tornem essas atuais "latas de sardinha" tamanho grande em meios de transporte confortáveis e espaçosos. Claro, isso se a não ouverem rodízios, redução do consumo de automóveis, novas vias (que não degradem o meio ambiente, etc.). Quando tudo isso tiver feito (algo meio utópico), aí sim, serei totalmente contra os cartéis.

2 comentários:

  1. Mas tudo que mistura grana no meio tem uma forma de controle, a diferença é que esse tipo parece muito mais exacerbado ¬¬³

    ResponderExcluir
  2. Tudo que envolve dinheiro, envolve "jogo sujo". Direta ou indiretamente. Gostei do texto. Abraços e aplausos ;D

    ResponderExcluir