quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O triângulo amoroso: Tesouro, BNDES e Petrobrás

Bom, ultimamente vemos muito falar em capitalização da Petrobrás e a "maior oferta de ações do mundo", mas que diabos é isso? Francamente, eu não sei, mas mesmo assim vou tentar explicar... Bom, o Tesouro Nacional, muito amigo do BNDES, faz um empréstimo pra esse banco, que por sua vez terá recursos suficientes para adiquirir uma grande quantidade de ações da Petrobrás. O BNDES paga o Tesouro não sei como, acho que é por compra de títulos, criando um superávit fictício para o governo. Como ele vai pagar com valores fixados pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), que tá mais ou menos em 4,5%, o governo termina recorrendo em uma perda expressiva, já que o Tesouro adquire os mesmos, principalmente no exterior, atrelados a SELIC, que tá em torno de 10,75%. Ou seja, o governo paga um juros de mais de 10%, enquanto recebe menos que 5% quando vende, ou seja, compra caro e vende barato... Mesmo com tudo isso, o incentivo à empresa "brasileira" com aumento potencial da participação acionária da União na Petrobrás (uns 38%) e do BNDES (uns 11%) é muito importante, já que o Petróleo é Nosso, e os minoritários... a maioria nem é daqui mesmo... Um brinde aos déficits futuros e os superávits manipulados nossos de cada dia!

2 comentários:

  1. Querido, me permita o comentário, talvez pobre diante de tanta "arretadisse" (será q escrevi certo?? hehe)sua.. Mas você é um grande ´sacador´ !! Amei o blog! bjuss

    ResponderExcluir
  2. Haha' vocÊ disse que sou sarcástica, mas você também não fica atrás kkkkkkkkkk' Ainda não esqueci a minha idade...rs
    Um brinde aos déficits futuros e os superávits manipulados nossos de cada dia!² Sabe que eu nunca tinha pensado nisso? Gostei da análise (:
    Beijos.

    ResponderExcluir