segunda-feira, 31 de maio de 2010

Preconceito Intelectual...


Fugindo um pouco do âmbito econômico, não totalmente, quero comunicar a minha revolta em relação as classes menos "favorecidas" de conhecimento. (OBS.: Não estou tendo fins lucrativos em trazer pessoas para a igreja, mas aceitaria comentar sobre esses assuntos quase sempre encobertos pelas igrejas. Mas não tratarei de explicar exploração financeira dos fiéis... por enquanto... hehe)
O mundo atual impõe que você deve ser Iluminista, Capitalista e Individualista. Às vezes é isso mesmo que somos... Mas por que? Porque é difícil fazer pequenos sacrifícios e ponstergar alegrias momentâneas em razão de um usufruto maior.
Nos deparamos com muitas igrejas adotando dogmas complicados de seguir... Mas muitas vezes discriminados sem ao menos serem conhecidos... É engraçado isso. Porque não discriminamos uma pessoa que gosta de beber ou de fumar quando discriminamos uma que gosta de rezar um terço ou se prostar de frente ao Santíssimo.
Conhecemos os efeitos de um cigarro... Ficar "aliviado", prazer, câncer, problemas de boca, de visão, de ereção, constrangimento, etc. Conhecemos os efeitos da bebida... Ficar maluco, "alegre", bater o carro, matar pessoas, ser morto, morrer, cirrose, humilhação, engravidar, pegar AIDS, etc... E porque muita gente insiste em não levar a sério isso e também não levar a sério as mudanças de vida que uma rotina cristã, ou outras denominações causam sobre as pessoas? É muito fácil olhar para uma senhora com pouca educação que toca em uma estátua e achá-la perturbada ou manipulada pela igreja, mas é justamente as consequências dos seus atos que a faz retornar ali, com uma devoção ainda maior! Já dizia um amigo meu que é meio preconceituoso... Se tem pobre fazendo uma coisa com alegria, ele deve tá ganhando alguma coisa. É até engraçado, mas é verdade! Ora, pertencemos a grupos porque lá encontramos apoio... Um grupo pode ser de dançarinos de swinguera, pegadores de balada, consumidores de drogas, alcoolicos anônimos, grupos religiosos, e mais um monte. As consequências de cada um só podem ser conhecidas por quem já experimentou ou que conhece os efeitos físicos, mentais e espirituas. Portanto, se nossa rotina tão mistificada pelo dinheiro e pelo sucesso individual nos sufoca, não sejamos incrédulos de acreditar que só ganhando dinheiro e terminando, como muitos amigos meus, ateus, dizem: "sendo comidos por vermes e pronto", estaremos provando nossa superioridade mental e "aceitando a realidade de que iremos morrer"! Isso, se não for a maior prova de covardia e medo de lutar, não sei o que poderia ser!
Só queria concluir dizendo que, para criticarmos devemos pelo menos experimentar a fé... Não experimentar apenas ir a igreja, pertencer a alguma religião, pois isso não necessariamente implicará em ter fé. E ter fé não implica se fechar para o mundo, para as festas, para os shoppings, para as praias, mas se abrir para o mundo com Deus, alguém que está presente e unido ao Universo, mas distante de todos que insistem em achar palhaçada da fé e do sacrifício alheio. Tenham um bom dia!

Um comentário: