quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Rosa Luxemburg, uma pessoa muito calma...

Eu estava entediado lendo uns textos sobre imperialismo para uma prova, aí me deparei com um apêndice da grande "marxista" Rosa Luxemburg, onde ela critica um escritor meio louco, mas bastante cara-de-pau... Ela diz que se trata daqueles caras que invadem qualquer ramo e falam de qualquer coisa com a maior autoridade... Pois bem, o fato é que ela sempre acaba com o pobre mostrando as próprias pérolas dele. Em uma deles, ele diz que a Rosa não leu direito O CAPITAL de Marx, por isso critica ele... Diz que ela não tem aprofundamento para escrever sobre Marx porque vai além do que ela pode entender... Se bem que no texto a Rosa fala muita coisa sem presumir ao menos que Marx fazia uma abstração do mundo real... Como por exemplo... ela diz que Marx só vê a existência de capitalistas e operários, mas não fala que isso é considerado no modelo de Marx. Avalia que a parte da mais-valia acumulada não pode ser consumida internamente... Mas claro, se o capitalista quer acumulá-la não vai consumi-la, bastaria comprar mais meios de produção ou força de trabalho, ora. Mas ela diz que só se o capitalista ir de encontro a uma sociedade não capitalista, ou seja, pré-industrializada, colônias, etc. Mas isso depende do ponto de vista dele, não necessariamente precisaria ir de encontro a outra sociedade, porém claro, que isso seria um desequilibro forte na composição nos setores que produzem meios de produção com os que produzem bens de consumo. Mas o camarada era muito escroto, principalmente quando disse que a Rosa fala que Marx incorporava produção de dinheiro como forma monetária! Também é muito legal a parte que ele fala mal do cálculo que a Rosa Luxemburg utiliza... Não sei se era pra fazer raiva, mudar a opinião dela, mas como ela mesmo diz, ele pensa que ela é uma doida varrida pra não entender o que ela mesmo diz... Vale a pena dar uma lida... É de uma coletânea de textos que o Prof. Nelson Rosas daqui da UFPB preparou na Universidade Fluminense, e foi extraído da seguinte bibliografia:
LUXEMBURG, Rosa e BUKHARINE, Nokolai; Imperialismo e Acumulação de Capital. Lisboa, Edições 70, 1976, PP. 65-116. Tradução do Inglês de Inês Silva Duarte.

Um comentário:

  1. Rosinha acreditava q era necessário o imperialismo p/realizar a mais-valia em países não imperialistas. Contudo, como disse o camarada Lenine, o capital n exporta apenas mais-valia, vão junto suas relações sociais d produção, mas se fosse assim n chegaria um momento em q n haveria mais países nao-imperialistas?dúvidas mandar para o email d Nelson rsrs

    ResponderExcluir