segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O TÍTULO DESTE ARTIGO NÃO É UM TÍTULO AMERICANO!

    Ultimamente vemos nos EUA uma situação semelhante a presenciada por muito países que usaram em demasia recursos para o socorro de instituições privadas. Claro que é importante ajudar o sistema bancário, pois ele e um agente de interconexão da economia, mas os gastos americanos terminaram adiando um problema fiscal.

    O que se discute atualmente é se mais uma vez o problema vai ser adiado, o que geraria um custo ainda maior, como um devedor que toma emprestado para poder pagar uma conta prestes a vencer! A elevação do teto da dívida versus um decreto de moratória tem deixado os especuladores atiçados, preocupados, ou seja lá o que for. Tal problema, não irá fazer com o governo brasileiro venda títulos americanos, como dito pelo governo, o que não deve repercurtir muito em nosso câmbio. Até porque alguns analistas percebem que os EUA AINDA tem capacidade de se financiar apenas emitando moeda, já que tem a moeda padrão de troca no mundo.

    Não querendo prolongar essa opinião minha bastante leiga, gostaria de entender o porquê dos holofotes brasileiros tão virados para o problema do Tesouro Americano, e agora do BCE, se internamente nossos problemas de dívida também existem? Para o bem da nação, a mídia com seus príncipios editoriais, deveriam garantir uma informação acerca dos problemas enfrentados internamente, quer sejam estes de ordem inflacionário, quer sejam de ordem previdênciário, problemas que são de fundamental interesse e cuidado na nossa economia.

    As crises virão, os especuladores sabem muito bem disso! As informações de caráter da mídia (tv aberta) deveriam ter maior alcance para os interesses do cidadão médio, e não para um grupo que detém uma informação muito mais acessível. Espero que o Brasil consiga se sair bem dessa possível crise cujo fantasma ronda o Federal Reserve...