segunda-feira, 13 de junho de 2011

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO X DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O desenvolvimento econômico seria capaz de impulsionar o desenvolvimento social? Marx já dizia que as relações sociais de produções se desenvolvem muito mais devagar do que as forças produtivas. Porém é o econômico capaz de impulsionar o social. Desse modo, é necessário um desenvolvimento econômico capaz de promover o desenvolvimento social. Porém, ao meu ver, o choque sobre as relações sociais viria de uma forma de redistribuição da renda que fosse incorporada de forma justa. Como uma redistribuição justa poderia ocorrer em um sistema de desigualdades, ambientes de jogo e competição? Um entrave "recente" na mídia diz respeito ao desmatamento na Amazônia, que do ponto de vista dos agentes beneficiados pelo lucro, seria uma forma de tornar o país mais desenvolvido, visto que a proteção ambiental é um entrave ao desenvolvimento econômico.

Temos então, um ambiente de rivalidade entre Econômico e Ambiental, visto que as externalidades que o desmatamento causaria são dificilmente mensuráveis, ou seja, os impactos que a derrubada de árvores causaria sobre o aquecimento global, poluição, extinção de animais, etc. causarias sobre a sociedade são desconhecidos, mesmo podendo ser diagnosticados.

O país tem se tornado nas últimas décadas um grande exportador de commodities (soja, café, minério de ferro, etc.) em virtude do aumento da demanda externa, principalmente chinesa. Desse modo, um argumento bastante importante é o de melhoria do processo produtivo agrícola. A agroexportação gera poucos empregos diretos, mas muitos empregos indiretos, demandando serviços e capital. Porém, a estrutura atual do país já é dificultada pelas próprias condições de transporte, em especial, o marítimo, visto que se uma embarcação chegar antecipadamente no porto de Santos em por exemplo 6 horas, terá que esperar ociosamente estas 6 horas se passarem para poder entrar no porto, pois existe uma fila de navios esperando o seu horário de atendimento (literalmente). E passará mais alguns dias descarregando e reabastecendo com novas mercadorias.

E onde entra o social nessa história toda? Um país cuja estrutura é atrasada não pode se desenvolver com eficiência, pois os efeitos de concentração da atividade tendem a deslocá-las aos ambientes com maior disponibilidade de serviços e meios de produção de melhor qualidade. Em virtude disso, o baixo desenvolvimento social, que inunda nossos postos de saúde precários, prejudica o ensino primário (e todos os outros) e torna a população adepta da moda da greve, tem como causa a própria ineficiência dos serviços públicos, tais como saúde e educação. O fato de um país como Cuba não se desenvolver não está no fato de ser pobre! Isto é uma consequência do isolamento ideológico, pois o país apresenta ótimos níveis de educação e saúde, o que poderia fortemente impulsionar o desenvolvimento econômico. Porém, não é possível ser feliz sozinho, principalmente quando os teus vizinhos te rotulam sem te conhecer.